Micro-puncture Lab©
- HOME
- /
- TRATAMENTOS
- /
- Micro-puncture Lab©
O método de Micro-Puncture Lab©
Esta nova dimensão nos tratamentos da Biologique Recherche dá uma importância especial à técnica da micro-agulha estética. As esteticistas têm agora um novo instrumento de funcional que permite a introdução controlada de activos na zona dermo-epidérmica impulsionando ainda mais a multiplicação de resultados de outras técnicas da Biologique Recherche.
Os fenómenos de envelhecimento dos tecidos são extremamente complexos e organizam-se seguindo uma reacção em cadeia inevitável: o conjunto das estruturas dermo-epidérmicas, sendo elas celulares (fibroblastos, queratinócitos…), ou mesmo fibrilares (colagénio dérmico e a junção dermo-epidérmica, elastina) e os componentes bioquímicos intrínsecos da derme e da epiderme (ácido hialurónico, lipídicos epidérmicos, NMF) que sofrem alterações, desagregam-se e podem chegar a desaparecer.
Por exemplo, entre os 20 e 80 anos o número de fibroblastos, células que produtoras de colagénio e elastina, diminui para metade no interior da derme.
A Biologique Recherche baseia toda a sua estratégia de combate ao envelhecimento nas interações muito próximas entre a derme e epiderme, entidades em constante comunicação.
Tudo decorre como se uma acção regeneradora sobre a camada mais externa (epiderme e camada córnea) estivesse livre para se propagar às áreas mais profundas dessa unidade funcional que é a pele.
Os resultados deste método são imediatos e resultam em duas actividades:
1. A resposta inflamatória auto-induzida:
O método de Micro-Puncture Lab© depende da capacidade da pele para se regenerar desde que estimulada. De facto, a micro-agulha causa uma inflamação ligeira na epiderme, provocando uma fase inflamatória e por consequência uma fase de reparação.
O mesmo irá agir em diferentes populações celulares que reconstruirá a área de tecido “agredido”. A produção de fibras será reforçada de cimento intercelular, melhorando a qualidade da epiderme e da derme.
Após a microperfuração, os neutrófilos (família dos glóbulos brancos do sangue) vão liberar os factores de crescimento que estimulam a actividade dos fibroblastos. Esses fibroblastos, quando estimulados, vão produzir elastina, colagénio e glicosamino-glicanos (incluindo ácido hialurónico). Estas substâncias manter-se-ão presentes ao nível da junção da derme e da epiderme.
A síntese de colagénio, elastina e glicosaminoglicanos permitirá a redensificação do tecido epidérmico, o que resulta numa maior firmeza, as rugas e rídulas são suavizadas e as imperfeições da pele e as cicatrizes são reduzidas.
2. O aumento da permeabilidade selectiva da pele no contacto com substâncias biologicamente activas:
Em simultâneo com esta técnica, aplica-se um super cocktail de substâncias activas biológicas muito eficazes, que contêm péptidos de regeneração, complexos polivitamínicos, coenzima Q, aminoácidos essenciais e muitas outras moléculas dotadas de um poder regenerante.
A aplicação desse super cocktail na pele simultaneamente com a micro-agulha redobra de imediato e a longo prazo a reparação epidérmica.